O nosso país é conhecido em todo o mundo como um grande produtor de carne, açúcar, grãos, café, entre outros. O agronegócio é responsável por movimentar grande parte da economia brasileira. Mas não é só isso. Além da importância econômica, tem impacto em outros setores.
Antes, é preciso falar da importância histórica da agricultura, base da economia brasileira desde a colonização até os dias de hoje. A evolução vai de monoculturas até a diversificação da produção.
Alimentação: É graças ao agricultor e o agronegócio que o alimento chega na sua mesa. Quer importância maior do que essa?
Empregos: Que o agronegócio é uma das principais atividades econômicas já sabemos. No Brasil, quase 5 milhões de pessoas são envolvidas com o agronegócio.
Exportações: O Brasil é um dos líderes mundiais na produção e exportação de vários produtos agropecuários como café, cana de açúcar, etanol de cana de açúcar, suco de laranja, milho, arroz e feijão. Em janeiro deste ano, as exportações do agronegócio chegaram a US$ 5,8 bilhões, de acordo com dados do Ministério da Agricultura.
Projeção: O Ministério da Agricultura acredita que até 2030, 1/3 dos produtos agrícolas no mundo, sejam oriundos do Brasil.
Geografia privilegiada: O Brasil tem uma geografia privilegiada, com recursos hídricos, extensão territorial, grande diversidade natural, clima misto, com sol e chuva além de relevo que favorece o plantio e cultivo, além de terras de qualidade.
Percebeu como o agronegócio é importante? Abre portas para várias atividades, profissões, além de movimentar a economia. Aqui na Januário nós temos tratores, peças e implementos pra te ajudar a continuar mantendo essa roda que move a economia.
Leia também: 4 habilidades ideais para um agricultor